quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Janelas do Universo




Telescópio de Monte Palomar na Califórnia

Desde a sua criação o homem sempre teve necessidade de ampliar seus horizontes e isso era feito através da observação dos céus. Para melhorar essas observações foram criados os telescópios, instrumentos capazes de oferecer uma visão mais nítida e bela do universo.
Também chamados de Janelas do Universo, os grandes telescópios terrestres, a maioria de sistema refletor (modelo do telescópio Newtoniano), estão espalhados pelo mundo, tornando-se as melhores fontes de pesquisa das várias áreas da astronomia.
Durante a evolução dos telescópios terrestres foram surgindo esses importantes gigantes da astronomia, entre eles podemos citar:
• O telescópio de Monte Palomar na Califórnia, ativado em 1949, possuía 5 metros de diâmetro da objetiva. Foi considerado o maior e mais importante telescópio da época.
• O telescópio Keck na cidade de Mauna Kea no Havaí, inaugurado em 1993, com 10 metros de diâmetro de objetiva é até os dias de hoje um dos maiores do mundo.
• Atualmente encontra-se em construção o Giant Magellan Telescope no Estados Unidos, irá possuir 24,5 metros de diâmetro de espelho.
• Em projeto, o Thirty Meter Telescope será um dos gigantes, que irá inovar os modelos de telescópios atuais com a exuberância de sua lente objetiva e a imensidão de seu espelho refletor.
Esses são as brilhantes janelas do universo, idealizadas pelo homem e que a cada dia revolucionam a tecnologia e oferecem inúmeras descobertas sobre o universo e os elementos que o compõe.

Giant Magellan Telescope




Nenhum comentário:

Postar um comentário